sábado, 16 de março de 2019

Despesas mensais no Japão - Meu milhão no Japão


Tem muita gente curiosa para saber sobre despesas fixas aqui no Japão. Não é curiosidade sobre minha vida, mas as pessoas gostam de ter informações sobre o financeiro de quem vive em um país de primeiro mundo com um custo de vida altíssimo. E tem aqueles que querem viver por aqui e que ainda estão na dúvida de valer ou não a pena. Então foi com a intenção de satisfazer seus anseios sobre vida financeira no Japão que eu criei a série de vídeos e postagem no blog intituladas de “Meu milhão no Japão".




Hoje venho mostrar para vocês os meus gastos fixos e fazer as contas referente ao mês de fevereiro de 2019. Neste mês aqui em casa, eu e Mário, conseguimos receber, juntos, 350 mil ienes. Em janeiro, eu tive influenza A no início do mês e influenza B no final do mês. É minha gente as coisas não estavam fáceis por aqui. Já começar o ano desse jeito foi a “treva”, mas passamos e superamos e por conta disso eu trabalhei só 13 dias no mês de janeiro e portanto, recebi pouco.

Então tá, partindo do princípio de ter circulado por aqui os 350 mil ienes, vamos para as contas e gastos fixos que temos aqui em casa. Vou deixar aqui embaixo o quadro de gastos fixos para vocês poderem vê.




O valor do nosso aluguel é baixo, 19 mil ienes, pois moramos em uma kit, ou seja o nosso apato é bem pequeno, mas não me importo muito com isso no momento. Como somos só eu e Mário, sem filhos, sem pets, então sem problemas com espaço. Não pagamos estacionamento, a conta de água vem embutida no aluguel e vem um mês sim e outro não.

Quanto ao custo com carro, não temos muito, pois Mário trabalha bem perto de casa e eu vou de mukai para a fábrica, ou seja, o carro vem me buscar e me trazer aqui na porta de casa. Gente quando falo casa é só uma mania mesmo tá! Mas é o apato, a kit, como vocês quiserem chamar.  Voltando ao assunto gasolina, só usamos o carro aos domingos mesmo, pois trabalhamos de segunda a sábado.

Para os gastos com alimentação nós sempre reservamos 40 mil ienes e calculamos o valor de 10 mil ienes de gastos por semana. Às vezes pego bento na fábrica e que são descontados já no pagamento. O cartão de crédito nós nos policiamos para que os gastos não ultrapasse 50 mil ienes (o que já é muito). Usamos o cartão para comprar de produtos para casa, eu costumo usar em sites como AliExpress e Wish e às vezes também utilizamos para comprar algo nas lojas de conveniência por aqui. Sim gente, precisamos organizar um pouco mais este uso do cartão, mas por hora é isso.

Fizemos um seguro de vida que tem alguns benefícios no caso de internações, cirurgias e até morte. Fiz por vê vantagens, mas até agora, graças a Deus, não precisamos, mas estamos pagando. Este seguro eu coloco como investimento, pois vai que precisemos. Nunca se sabe né!?



É isso minha gente, se ficou alguma dúvida assista o vídeo no canal Tyci Okabayashi, se inscreva que toda sexta tem vídeo referente a vida financeira no Japão.



0 comentários:

Postar um comentário

 
TYCI OKABAYASHI © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN E PROGRAMAÇÃO POR DESIGNLC. imagem-logo