Quando deixei o Brasil, assim como muitos brasileiros, vim cheia de sonhos, desejos e planos para serem realizados. Criamos muitas expectativas e principalmente, planejamos muitas coisas, porém ao chegar no Japão, no dia a dia da vida por aqui, nos deparamos com muitas coisas que nos fazem perder um pouco o foco.
Quando cheguei aqui tudo me encantava. Queria conhecer lugares, fazer muitos passeios, ir nos restaurantes para conhecer as comidas japonesas, ter um celular bom, enfim, queria tudo o que o Japão pudesse me proporcionar.
Durante o primeiro ano vivendo do outro lado do mundo eu vivi intensamente e me apaixonava por qualquer coisa e queria compartilhar tudo de novo que eu conhecia com a família e os amigos do Brasil, mas depois de um período por aqui, comecei a perceber que o dia a dia é cansativo. A rotina nas fábricas é puxada e que eu precisava voltar a pensar no que eu tinha vindo buscar aqui.
Voltei a planejar, coloquei no papel todos os desejos e as metas para alcançá-los e assim fomos fazendo as coisas aos poucos. Quando planejamos as coisas fica cada vez mais fácil concretizar os sonhos.
Em relação a dinheiro, como temos a “segurança” de que temos serviço, às vezes pensamos “vou gastar com isso porque sei que mês que vem vou ter dinheiro” e muitas vezes acabamos gastando com o que não precisamos.
As lojas de hakuyen são as mais encantadoras para quem vem pela primeira vez no Japão. E sabe aquele ditado que diz que “de grão em grão a galinha enche o papo”, pois é, aqui no caso é o contrário, de hakuyen em hakuyen vamos nos afastando dos nossos objetivos.
E hoje vejo muita gente se perguntando se ainda dá para guardar dinheiro vivendo por aqui. Sabemos que a realidade de hoje não é a mesma de uns 15, 20 anos atrás, pois agora temos impostos altos para pagar, porém isso não é motivo para que não sobre dinheiro. É aquele negócio, se não gasta com coisas desnecessárias dá sim para guardar.
Vocês podem até pensar “ela tá falando isso porque não tem filho. É só ela e o marido”, mas não gente, conheço pessoas que com filho conseguem sim guardar um pouco do salário.
Aqui no Japão, hora ou outra estamos falando sobre dinheiro e o quanto é difícil guardar, porém não impossível. E é com esta visão que vou começar a compartilhar aqui no blog e no canal Tyci Okabayashi algumas coisas que aprendi e coloquei em prática para guardar um bom dinheiro.
Esta série de vídeos e postagem vão estar linkadas como MEU MILHÃO no Japão.
Vamos juntos aprender a economizar e realizar nossos sonhos. Temos um ano inteiro para trabalhar e juntar uma grana. Para 2019 o meu objetivo é guardar 3 milhões de ienes.
Esta série de vídeos e postagem vão estar linkadas como MEU MILHÃO no Japão.
Vamos juntos aprender a economizar e realizar nossos sonhos. Temos um ano inteiro para trabalhar e juntar uma grana. Para 2019 o meu objetivo é guardar 3 milhões de ienes.
Escreva aqui qual o seu objetivo para este ano. Pode ser em yen ou em reais mesmo. Toda sexta vou trazer uma dica ou algum assunto relacionado a vida financeira.
0 comentários:
Postar um comentário