quinta-feira, 7 de maio de 2015

A vida e dura para quem e mole

Trabalhando no Japão 

Todas as pessoas que chegam no Japão oriundos de outros países veem em busca da realização de algo grandioso, seja o desejo de agregar conhecimento cultural a sua bagagem pessoal ou o sonho de tornar realidade a compra da casa própria, o motivo não tem tanta importância quando o caminho que se leva para tal é somente um: Trabalho, Trabalho e mais Trabalho. 

Nas "terras dos olhinhos puxados", você vai precisar ter força de vontade, iniciativa e muita, muita paciência. Aqui você aprende a engolir seco qualquer tipo de arrogância ou orgulho que tenhas. Não é tao fácil assim quando falamos de trabalho. O ritmo é intenso e a atividade, na maioria das vezes, são desenvolvidas nas muitas fábricas que este país tem. Quem vê na TV as matérias sobre tecnologias avançadas aqui do Japão fica de "boca aberta" quando conhece as fábricas e acompanham os serviços. O trabalho nessas bandas são manuais e repetitivos, são 8 horas em pé ou 8 horas sentado (não tem meio termo) e para muitas pessoas essas oito horas chegam a virar 11.12.13... com as horas extras (aqui chamado de Zangyo). 

Eu trabalho em um local que faz pecas para carros e o ritmo e sempre igual. As 8:10 inicia o trampo, as dez horas temos um intervalo (aqui chamado de KIUKEI) que dura só 10 minutos (pois "time is money"). Para o almoço temos 40 minutos e voltamos a rotina do trabalho. As 3 da tarde mais um KIUKEI igual ao da manhã . As 5:10 as 8 horas de trabalho termina para quem não vai fazer hora extra.  
Aqui o tempo realmente custa dinheiro. Recebemos por hora trabalhada. Na semana passada tivemos folga, que é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque pudemos descansar e ruim porque não recebemos nada por isso. 
A rotina de trabalho é muito grande, existem dois turnos de trabalho. O Japão não para, enquanto eu durmo muitas pessoas estão trabalhando e no mesmo ritmo q eu durante o dia. Não posso reclamar muito pois no fim das contas é bem recompensador e da sim para começar a poupar para a realização de um sonho. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
TYCI OKABAYASHI © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESIGN E PROGRAMAÇÃO POR DESIGNLC. imagem-logo